O Governo da Bahia e a Concessionária Ponte Salvador-Itaparica firmaram, nesta quarta-feira (4), um novo acordo contratual que destrava o avanço do projeto e viabiliza o início das obras do sistema rodoviário entre Salvador e a Ilha de Itaparica. O anúncio foi feito pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) em reunião virtual com o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), e o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao.
“Agora é aguardar para que a empresa chinesa faça o projeto executivo para que a gente possa continuar avançando com as ações do Governo do Estado para fazer a ponte acontecer”, afirmou Jerônimo.
A assinatura foi viabilizada após intermediação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que, em fevereiro, homologou a proposta de conciliação contratual. Os próximos passos incluem a elaboração do projeto executivo e a mobilização dos canteiros de obras em Salvador e Vera Cruz. A expectativa é que as obras comecem no prazo de até 12 meses, com potencial de geração de sete mil empregos e impacto direto no turismo, comércio e na economia baiana.
A sondagem da ponte, concluída em abril deste ano, foi mantida mesmo durante o impasse contratual. A operação mobilizou mais de 300 trabalhadores, 20 empresas baianas e envolveu investimento de R$ 200 milhões, com destaque para o marco técnico de alcançar 200 metros de profundidade no solo marinho. “Estamos preparados e muito focados para dar este passo decisivo rumo à concretização do maior projeto de infraestrutura em execução no país”, afirmou Claudio Villas Boas, CEO da Concessionária.
📲 Fique sabendo primeiro. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
O novo contrato também foi celebrado por Rui Costa, que classificou a ponte como “obra estruturante para o desenvolvimento do Sul e Baixo Sul da Bahia”. Já o presidente do TCE, Marcus Presídio, destacou que o processo de mediação garantiu segurança jurídica e viabilidade ao projeto: “É uma vitória para o povo da Bahia e também para o Tribunal, que conseguiu, com consenso e técnica, destravar esse investimento”.
A construção da ponte tem potencial para transformar a realidade de cerca de 250 municípios, beneficiando diretamente 10 milhões de baianos. O novo sistema reduzirá em mais de 100 km a distância entre Salvador e importantes zonas turísticas e econômicas do estado, promovendo inclusão, mobilidade e desenvolvimento sustentável com respaldo técnico e legal para garantir sua execução.
Assista: