O governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou a adoção do livro Ainda Estou Aqui, de Marcelo Rubens Paiva, nas bibliotecas das escolas públicas estaduais. A obra, que aborda memórias pessoais do autor e os impactos da ditadura militar no Brasil, foi premiada no Globo de Ouro, com a atriz Fernanda Torres recebendo o prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama.
“Esse prêmio nos motiva a aprofundar o diálogo sobre democracia. Nós vamos fazer entregas e doações do livro Ainda Estou Aqui para festas literárias, para nossas bibliotecas das escolas estaduais, e planejamos exibir filmes em nossas unidades escolares e teatros, promovendo debates e discussões com especialistas”, explica Jerônimo.
A Secretaria Estadual de Educação (SEC) planeja integrar o livro e sua adaptação cinematográfica às atividades pedagógicas. Estão previstas exibições do filme nas escolas da rede estadual, seguidas de rodas de conversa com especialistas e debates sobre democracia, história e direitos humanos. Segundo a SEC, a iniciativa visa estimular o pensamento crítico e conectar os jovens à memória histórica do Brasil.
A secretária de Educação, Rowenna Brito, destacou o impacto da ação na formação cidadã. “Estamos oferecendo aos estudantes a oportunidade de refletir sobre o passado e os valores que queremos para o futuro. É uma forma de fortalecer a educação pública com ferramentas que promovem conhecimento e cidadania”, afirmou.