Search
Close this search box.

Governo brasileiro diz aguardar mesa de votação na Venezuela e evita parabenizar Maduro

Itamaraty afirma que acompanha processo de apuração com atenção

Foto: RS via Fotos Públicas
Foto: RS via Fotos Públicas

O governo brasileiro divulgou uma nota nesta segunda-feira (29) não reconhecendo a reeleição de Nicolás Maduro na Venezuela. Ele foi declarado vencedor pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) em pleito realizado neste domingo (28). Segundo o texto do Itamaraty, o Brasil está acompanhando com atenção o processo de apuração e aguarda “dados desagregados por mesa de votação” para reconhecer a vitória do atual presidente.

Ainda de acordo com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a comprovação do resultado manifestado nas urnas é um passo “indispensável para a transparência, credibilidade e legitimidade do resultado do pleito”. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

“O governo brasileiro saúda o caráter pacífico da jornada eleitoral de ontem na Venezuela e acompanha com atenção o processo de apuração. Reafirma ainda o princípio fundamental da soberania popular, a ser observado por meio da verificação imparcial dos resultados”, afirma o texto.

A confirmação da vitória de Maduro foi feita na madrugada desta segunda-feira (29), pelo CNE. No entanto, a oposição aponta fraude no processo eleitoral venezuelano.

Assessor especial da Presidência da República para assuntos internacionais, Celso Amorim recomendou “cautela” para o reconhecimento do resultado. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

“Como em toda eleição, tem que haver transparência, o CNE ficou de fornecer as atas que embasam o resultado anunciado. Também não vou endossar nenhuma narrativa de que houve fraude. É uma situação complexa e nós queremos apoiar a normalização do processo político venezuelano”, disse Amorim.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE
master banner

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.