O governador Jerônimo Rodrigues, autorizou nesta quinta-feira (1) a licitação para a reforma e ampliação do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) em Feira de Santana. Com um investimento de mais de R$ 47 milhões, a obra vai incluir 53 novas unidades de internação, 12 leitos de UTI, uma farmácia, um necrotério, um laboratório, serviços de apoio logístico, um centro de hemodinâmica e um centro de ensino e pesquisa.
Jerônimo Rodrigues destacou a importância do HGCA, não apenas para o atendimento de pacientes, mas também como centro de ensino e pesquisa para mais de 3 mil estudantes das áreas de medicina, enfermagem e psicologia. “Isso aqui é uma cidade, é uma cidade da saúde”, afirmou o governador, ressaltando o papel do hospital na formação de profissionais de saúde. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
Atendendo pacientes de cerca de 130 municípios, o HGCA possui atualmente 300 leitos, incluindo unidades de UTI e cuidados semi-intensivos. Em 2023, o hospital realizou mais de 214 mil procedimentos, oferecendo exames especializados como tomografia, mamografia e endoscopias.
Cristiana França, diretora-geral do HGCA, explicou que a reforma visa modernizar as enfermarias, UTI e laboratório, além de construir uma nova unidade de hemodinâmica e um centro de simulação realística no Centro de Ensino e Pesquisa. “Essas obras visam melhorar a infraestrutura e ampliar os serviços,” afirmou.