O governador Jerônimo Rodrigues participou nesta quinta-feira (24) de uma reunião virtual com os ministros Renan Filho (Transportes) e Rui Costa (Casa Civil) para oficializar a ordem de serviço que inicia as obras emergenciais e a construção de uma nova ponte sobre o Rio Jequitinhonha, na BR-101, em Itapebi. O investimento federal será de R$ 104,78 milhões, contemplando reforço da estrutura atual e a nova travessia.

Durante o encontro, Renan afirmou que as obras começam imediatamente e a nova ponte será entregue em 2026. “Precisamos, ao mesmo tempo, fazer obras novas e corrigir o que deixou de receber investimentos no passado”, declarou o ministro. Rui Costa também elogiou a agilidade do Ministério dos Transportes e disse que a ponte trará benefícios para todo o Extremo Sul da Bahia.
A nova estrutura terá 510 metros, com faixas duplicadas, terraplenagem, drenagem, sinalização e sensores de vibração para monitoramento contínuo. A proposta é garantir segurança e fluidez ao tráfego de veículos, com foco também na tecnologia para avaliação da estrutura. Jerônimo destacou a importância da obra: “A conquista está acontecendo, algo que poucas vezes vimos na história do Brasil”.
A ponte atual havia sido interditada em maio por risco estrutural, e desde então o tráfego foi desviado para rotas alternativas. Em junho, foi reaberta parcialmente no sistema “pare e siga” para veículos leves, após articulação entre o governo estadual e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
A BR-101, na Bahia, é estratégica para o turismo, o escoamento da produção industrial e o abastecimento da região. As obras trarão impacto direto para a economia e a logística, beneficiando desde o litoral baiano até polos industriais e áreas de plantio no interior do estado.