Foto: Reprodução/CanalGov
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou nesta quarta-feira (22) um programa voltado ao fortalecimento das Guardas Municipais em todo o país. A iniciativa prevê investimento de R$ 170 milhões até 2027 em ações como doação de armas não letais e coletes, capacitação de agentes e apoio técnico às prefeituras na gestão da segurança pública.
De acordo com Lewandowski, o objetivo é estruturar melhor as guardas municipais, que muitas vezes atuam com recursos limitados. “Queremos formar com esse programa uma polícia municipal cidadã. Combater o crime, sim, com toda a sofisticação, mas é preciso que a gente desenvolva uma polícia municipal cidadã”, afirmou o ministro. Ele classificou a criminalidade como um fenômeno “pernicioso”, comparável a desafios globais como terrorismo, crise climática e guerras regionais.
O programa também pretende integrar as Guardas Municipais às demais forças de segurança e garantir que sua atuação siga protocolos de uso da força e respeito aos direitos humanos. O secretário nacional de Segurança, Mário Sarrubbo, destacou que esta é a primeira etapa de um esforço para aproximar a segurança pública da realidade local. “Estamos falando de capacitação para gestão da segurança pública nos municípios, de formação das guardas municipais para exercer a guarda comunitária e para a segurança nas escolas”, disse.
Segundo o Ministério da Justiça, as ações previstas incluem apoio a projetos de prevenção e enfrentamento da violência, especialmente em áreas vulneráveis, além de incentivar a cooperação entre estados, municípios e União.
Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br