Nesta quinta-feira (31), em Brasília, governadores do Consórcio Nordeste, incluindo Jerônimo Rodrigues, se reuniram antes do encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discutir a criação do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP). O grupo debateu estratégias para fortalecer a segurança na região e alinhou propostas a serem apresentadas ao governo federal nos próximos dias.
Em uma carta assinada por todos os nove governadores do Nordeste [leia abaixo], o Consórcio manifestou apoio à criação do SUSP, destacando a importância de um sistema integrado e eficiente. “Esse é um passo essencial para o desenvolvimento de um Pacto Nacional pela Segurança Pública que atenda as necessidades da nossa região”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.
Os governadores enfatizaram na carta que o sistema deve priorizar a integração de esforços entre União, estados e municípios, contribuindo para uma resposta conjunta contra o crime organizado. A proposta será discutida com o governo federal, que pretende definir diretrizes de segurança em colaboração com as lideranças estaduais.
Confira a carta na íntegra:
Nota_Consórcio Nordeste