O VIII Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas começou nesta quarta-feira (1º), no Hotel Deville Prime, em Salvador. Promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), em parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA), o evento contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues na conferência de abertura deste ano.
“A gente precisa destacar o momento em que o país vive na luta do fortalecimento da democracia. Os órgãos de controle, tribunais de contas dos estados e dos municípios participam com essa caracterização. Não há democracia sem políticas públicas e sem o controle social realizado por esses órgãos”, afirmou o governador.
Sob o tema ‘Desenvolvimento e controle: um diálogo a favor da cidadania’, o congresso segue até sexta-feira (3) com uma programação sobre gestão, avaliação de políticas públicas e ciência como aliada do desenvolvimento social e econômico. O espaço também recebe palestrantes do Brasil e de outros países, apresentação de pesquisas científicas, oficinas e cursos. Além de promover o intercâmbio de conhecimento entre gestores, servidores públicos, professores e estudantes.
Homenageado do ano
O jurista baiano Ruy Barbosa foi o homenageado dessa edição, que marca os 100 anos de sua morte. Também considerado o patrono dos Tribunais de Contas do Brasil, teve um espaço dedicado na palestra ‘Atualidade da obra de Ruy Barbosa’, ministrada pelo professor e jurista Edvaldo Brito.