Comemorada uma semana antes do início do Carnaval de Salvador, a tradicional Lavagem de Itapuã completou, nesta quinta-feira (9), 118 anos de forte participação na vida cultural da capital baiana. O governador Jerônimo Rodrigues acompanhou o cortejo, que voltou a desfilar após dois anos de interrupção por causa da pandemia de covid-19. Também compareceram ao evento inter-religioso, o vice-governador Geraldo Júnior e titulares de secretarias estaduais.
Todos os anos a Lavagem celebra a diversidade cultural, reunindo o povo de santo e católicos, grupos culturais, devotos, moradores e turistas em homenagem à Nossa Senhora da Conceição e à Iemanjá, sendo uma importante data dentro do calendário turístico do verão baiano.
“Aqui nós demos apoio para acontecer esta parte cultural, a Segurança Pública também foi reforçada em quantitativo, além de apoio da Secretaria de Saúde. Esta é mais uma atuação conjunta que antecede o Carnaval”.
O govenador ainda aproveitou a ocasião para convidar todos para a folia momesca da capital baiana que conta com apoio do Governo do Estado na contração de mais de 160 atrações artísticas, além do operacional de Segurança e Saúde, entre outras ações.
“Não tem como não se animar com uma caminhada dessas que acontece em Itapuã, com a participação das baianas, grupos afros e a acolhida de toda a comunidade. Então, eu quero aproveitar e convidar a quem não está em Salvador ainda se programar para vir”.
Investimento
Através das secretarias de Turismo (Setur) e de Cultura (Secult), o Governo do Estado apoiou a Lavagem em 2023 com um investimento de R$ 125 mil para infraestrutura, apresentações culturais e logística operacional do evento, contemplando serviços e equipamentos de palco, sonorização e iluminação. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) montou um esquema de segurança com 700 profissionais para atender ao público.