Search
Close this search box.

Governador inaugura novo Centro de Hemorragia Digestiva do Hospital Geral Roberto Santos

Governo estima atender até mil pacientes por mês

Hospital Geral
Foto: Fernando Vivas/GovBA
Foto: Fernando Vivas/GovBA

O governador Rui Costa inaugurou, nesta segunda-feira (14), o novo Centro de Hemorragia Digestiva (CHD), do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), que foi reformado e requalificado. Com as obras, a unidade teve um incremento de 78,5% na capacidade de atendimentos mensais, passando de 560 para mil, e pode realizar procedimentos endoscópicos diagnósticos e terapêuticos, incluindo métodos avançados, como a Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica, que é utilizada para diagnosticar problemas do fígado, vesícula biliar, dutos biliares e pâncreas. O novo CHD também será um ambiente de ensino e pesquisa, com a formação de novos profissionais a partir da residência médica.

“Além de atender pacientes internados e também pacientes que estiverem em outras unidades, inclusive nas Upas, o equipamento irá diagnosticar e, eventualmente, no próprio procedimento, corrigir problemas de saúde, ou ainda fazer a preparação para intervenções maiores que o paciente precise. Sobre a residência médica, nossa busca tem sido pela formação de novos profissionais e novos especialistas para atender a demanda de toda a Bahia”, ressaltou Rui Costa.

O Centro de Hemorragia Digestiva, que contou com um investimento de mais de R$ 14,2 milhões, entre obras e equipamentos, possui 13 leitos, sendo um de isolamento no ambulatório, além de quatro salas de internamento com dois leitos. Além disso, a unidade possui seis salas para realização de exames e quatro leitos no centro de recuperação pós-anestésica.

Os pacientes internados terão acesso aos serviços do novo CHD por meio da Central Estadual Regulação, enquanto os procedimentos ambulatoriais serão agendados pelos municípios, utilizando o Sistema Lista Única.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Tags: #

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.