O governador Jerônimo Rodrigues inaugurou nesta segunda-feira (9) o Complexo Policial do Ogunjá, na Avenida General Graça Lessa, em Salvador, marcando a entrega da 120ª unidade de segurança pública pelo Governo da Bahia nos últimos dois anos. O espaço reúne seis unidades estratégicas, incluindo a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), a Delegacia Especializada em Roubos a Coletivos (Derrc) e o Instituto de Segurança Pública, Estatística e Pesquisa Criminal (Ispe), transferidos para uma localização mais central e acessível.
“A segurança pública precisa de informações e dados estatísticos de qualidade. Investimos em inteligência, equipamentos e tecnologia para garantir provas concretas e ações preventivas mais eficazes”, destacou Jerônimo, reforçando o papel do Ispe no planejamento estratégico da segurança estadual. A requalificação das delegacias e setores no complexo recebeu R$ 11 milhões de recursos estaduais, parte do Programa de Requalificação da Rede Física das Unidades Policiais.
O titular da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos, Jean Fiuza, enfatizou os benefícios da nova localização: “A mudança para o Ogunjá facilita o acesso da população e agiliza o atendimento e a elucidação de crimes. Isso beneficiará toda Salvador.” O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, ressaltou que o governo já investiu R$ 700 milhões no maior programa de modernização da segurança da história da Bahia, com 300 unidades entregues ou requalificadas até o momento.
O complexo também abriga a Coordenação de Conflitos Fundiários (CCF), o Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV) e a Corregedoria da Polícia Civil (Correpol). Segundo Werner, os avanços representam uma integração entre forças de segurança e melhorias significativas no atendimento à população e nas condições de trabalho dos profissionais.