O governador Jerônimo Rodrigues entregou a Estação Campinas do Tramo 3 do metrô de Salvador, na manhã desta quarta-feira (14). Com o novo trajeto, a operação será ampliada em cerca de 1,5 km, passando dos atuais 33 km para 35 km. A nova estação recebeu um investimento de R$ 214,4 milhões.
Inaugurado em 2015, o Sistema Metroviário Salvador-Lauro de Freitas, composto pelas Linhas 1 e 2, já conta com 20 estações em operação plena, oito terminais de integração e um complexo de manutenção. Conectado ao Aeroporto Internacional da capital, o metrô transporta em média 350 mil usuários, por dia. Desde o início das operações, já transportou cerca de 540 milhões de pessoas.
“Estamos celebrando com a população de Salvador uma etapa importante para o desenvolvimento econômico social, cultural e política. Quinhentos milhões de pessoas que ao longo desse tempo utilizaram do metrô. Nós estamos falando da movimentação da economia dentro deste percurso com geração de investimento no setor imobiliário à margem da linha metroviária de negócios, de lazer. Sem falar da economia de tempo, conforme as contas realizadas pela CCR, os usuários do metrô, em média, ganham durante o ano, 18 dias por conta da economia de tempo”, explicou Jerônimo.
A nova estação de Campinas começa a operar de forma assistida, sem cobrança de tarifa exclusivamente entre os trechos Pirajá/Campinas e Campinas/Pirajá, ao longo desse mês. A estrutura conta com três pavimentos, cinco escadas rolantes e três elevadores, salas técnicas de sinalização, telecomunicação, gerador, baterias e subestação auxiliar, primeiros socorros, almoxarifado, vestiário, transmissão de dados e bicicletário.
O Tramo 3 contará também com a estação de Águas Claras/Cajazeiras, localizada na confluência da Av. 29 de Março com a BR-324, que será conectada a um novo Terminal de Ônibus e à nova Rodoviária de Salvador. No total, a operação passará a ter, aproximadamente, 38 km. A previsão é que as obras sejam concluídas no próximo mês de julho.