Search
Close this search box.

Governador e autoridades discutem medidas emergenciais no combate à dengue

Um plano de ação para enfrentamento da arbovirose será implantado em vários municípios

Foto: Mateus Pereira/GovBA
Foto: Mateus Pereira/GovBA

Nesta sexta-feira (16), o governador Jerônimo Rodrigues liderou uma reunião com a secretária da Saúde, Roberta Santana, gestores e especialistas da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) e Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) para abordar estratégias emergenciais no enfrentamento à dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O encontro, ocorrido na sede da Sesab, teve como objetivo central elaborar um plano de ação diante da crescente preocupação com a disseminação da enfermidade em várias regiões baianas.

Amanhã (17), a Sesab continuará seu empenho no enfrentamento à dengue, unindo os prefeitos de 39 municípios baianos que enfrentam situações de epidemia, risco e alerta. Através dessa agenda, órgãos governamentais e municipais coordenarão esforços e reforçarão a colaboração na luta contra a dengue, visando proteger a saúde da população e conter a propagação da doença.

Durante a reunião, foram discutidas diversas medidas, incluindo a intensificação do atendimento da Sesab aos municípios em situação crítica, além de orientações à população sobre prevenção e atenção aos sintomas da dengue. O governador enfatizou a prontidão do governo estadual em apoiar os municípios no combate à dengue, destacando a experiência adquirida no enfrentamento à Covid-19. Desde o final do ano passado, a Sesab notificou 6.300 casos prováveis de dengue em todo o estado.

Anuncie no PB Branco

“A gente já vem tratando desde o ano passado, quando começaram a surgir os primeiros indicadores de casos da dengue na Bahia. Até agora, tivemos duas mortes, o que nos preocupa, mas nós não vamos deixar criar alarme na comunidade baiana. Hoje, em reunião com a Sesab, traçamos um plano de ação eficaz e preventivo para convencer a população de sua responsabilidade, além de um plano de vacinação com a chegada de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde”, destacou Jerônimo.

As equipes da Sesab planejam realizar visitas regulares às unidades de saúde locais para capacitar as equipes estaduais e municipais, enquanto drones serão utilizados para mapear possíveis focos de reprodução do mosquito. Além disso, mutirões de limpeza em áreas críticas serão organizados para eliminar recipientes propícios à reprodução do vetor. A secretária da Saúde, Roberta Santana, ressalta a importância da cooperação entre o governo estadual e as prefeituras municipais no enfrentamento à doença, destacando as ações já em curso nos municípios mais afetados, como Jacaraci e Piripá.

“Em ambos os municípios já estamos em ação efetiva. Em Jacaraci, por exemplo, nós estamos encerrando o ciclo de fumacê, que dura 15 dias. 80% dos focos de dengue estão dentro das residências. Então, não há só o que delegar ou atribuir responsabilidade ao prefeito, mas, também, o papel de cada um e do Governo do Estado, que estará, sim, ao lado dos prefeitos e dos municípios para que a gente vença essa guerra contra a dengue”, esclarece ela, que orienta, ainda, à população o tratamento imediato e hidratação, mesmo com sintomas leves.

Anuncie no PB Branco

Sintomas

A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses, que se caracterizam por serem causadas por vírus transmitidos por vetores. Os principais sintomas são:

– Dor abdominal (dor na barriga) intensa e contínua;
– Vômitos persistentes;
– Acúmulo de líquidos em cavidades corporais (ascite, derrame pleural, derrame pericárdico);
– Hipotensão postural e/ou lipotímia;
– Letargia e/ou irritabilidade;
– Aumento do tamanho do fígado (hepatomegalia) > 2cm;
– Sangramento de mucosa;
– Aumento progressivo do hematócrito.

Municípios em situação de epidemia:

– Anagé
– Belo Campo
– Bonito
– Botuporã
– Brejões
– Condeúba
– Encruzilhada
– Feira da Mata
– Ibiassucê
– Ibicoara
– Ibitiara
– Igaporā
– Ipiaú
– Iramaia
– lrecê
– Jacaraci
– Matina
– Morro do Chapéu
– Mortugaba
– Novo Horizonte
– Piripá
– Rodelas
– Vitória da Conquista

Municípios em situação de risco:

– Barra do Mendes
– Piritiba
– Serrolândia
– Lajedão
– Chorrochó
– Jaborandi
– Caturama
– Macaúbas
– Tanque Novo
– Cordeiros
– Manoel Vitorino
– Cafarnaum

Municípios em situação de alerta:

– Mairi
– Nova Viçosa
– Adustina
– Carinhanha

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE
master banner

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.
Anuncie no PB Branco