Search
Close this search box.
Anuncie no PB Branco

Governador articula acordo com centro espanhol para impulsionar pesquisa de hidrogênio verde na Bahia

Parceria visa promover avanços na produção de energia limpa e fortalecer economia do estado

Foto: Eudes Benício/GovBA
Foto: Eudes Benício/GovBA

O governador Jerônimo Rodrigues, deu um passo crucial rumo ao avanço na produção de energias limpas e ao fortalecimento econômico da Bahia ao articular um acordo de cooperação técnica com o Centro de Pesquisa e Tecnologia em Hidrogênio (CER-H2), da Universidade Politécnica da Catalunha, na Espanha. Em visita ao campus do centro, localizado em Barcelona, nesta quarta-feira (28), Jerônimo não só conheceu as instalações e equipamentos de pesquisa, mas também deu início às negociações para a parceria entre a instituição espanhola e o governo baiano.

“A assinatura deste termo de cooperação garantirá a troca de experiências e o intercâmbio de profissionais, como cientistas e técnicos, com o objetivo de impulsionar a Bahia na produção de hidrogênio verde. Com o potencial do nosso estado e os conhecimentos compartilhados, podemos avançar significativamente, inclusive na produção de nossos próprios fertilizantes”, afirmou Jerônimo Rodrigues. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

Uma das áreas de foco dos pesquisadores espanhóis é a aplicação do hidrogênio verde em veículos, além de estudos voltados para a redução de custos na produção dessa fonte de energia limpa.

Anuncie no PB Branco

Acompanhando o governador, estavam Tatiana Velloso, primeira-dama do Estado; Ângelo Almeida, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE); Paulo Guimarães, superintendente de Atração e Desenvolvimento de Negócios da SDE; e uma delegação do Senai/Cimatec, composta por Walter Pinheiro, relações corporativas e governamentais; Leone Andrade, diretor de Tecnologia e Inovação e reitor do Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia; e José Luis Gonçalves de Almeida, gerente executivo e coordenador de programas.

José Luis Gonçalves de Almeida, gerente executivo do Senai-Cimatec, ressaltou o papel da instituição na parceria, afirmando que colaborarão na elaboração de uma estratégia sustentável de descarbonização, algo que o Senai-Cimatec já tem realizado em conjunto com o governo do estado da Bahia, fornecendo assistência técnica em projetos relacionados a energias limpas e processo de descarbonização.

Representantes do Consulado e da Embaixada brasileira na Espanha também estiveram presentes para intermediar as primeiras negociações entre as organizações envolvidas no acordo.

Anuncie no PB Branco

Produção de hidrogênio verde

Esta iniciativa se alinha com os esforços do Governo do Estado em posicionar a Bahia como um polo global de energias renováveis e sustentabilidade. Durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), realizada em Dubai no ano passado, o estado lançou o Atlas do Hidrogênio Verde, em parceria com a Federação das Indústrias da Bahia (Fieb). O H²V Atlas Bahia, primeiro do mundo, destaca o potencial do estado na produção de energia limpa, consolidando-o como referência global no setor de energias renováveis. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

Além disso, o Governo firmou uma parceria estratégica com a Unigel, líder na produção de fertilizantes, para a implantação de uma planta de produção de hidrogênio verde em Camaçari. Com um investimento de US$120 milhões e a tecnologia de eletrólise de alta eficiência da empresa alemã Thyssenkrupp Nucera, este projeto não apenas reforça a posição da Bahia na produção de energias limpas, mas também impulsiona a economia local e regional, com a utilização do hidrogênio verde em diversas aplicações, incluindo como combustível para navios graneleiros e porta-contêineres.

Mais tecnologia

De volta ao Fira de Barcelona, onde ocorre o Huawei Mobile World Congress (MWC) 2024, o governador Jerônimo Rodrigues participou de mais uma agenda importante. Ele se reuniu com executivos da Huawei, com quem o Governo do Estado já possui projetos de aplicação de tecnologias em áreas como Educação e Segurança Pública. Na ocasião, Rodrigues aproveitou para dar as boas-vindas ao novo presidente da Huawei Brasil, Gao Kexin.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE
master banner

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.