Durante a “Caminhada do 15” pelos bairros de Saramandaia e Pernambués, na tarde desta sexta-feira (13), o candidato do MDB à Prefeitura de Salvador, Geraldo Júnior, anunciou a criação de uma Secretaria de Segurança Pública Cidadã. Segundo ele, a iniciativa visa promover a paz social e fortalecer as ações da Guarda Civil Municipal (GCM). O candidato prometeu aumentar e qualificar o efetivo da GCM, assegurando os direitos constitucionais da categoria.
“Vamos cumprir nosso papel de atuar preventivamente, ampliando o sistema de videomonitoramento, melhorando a iluminação pública e apoiando as forças de segurança estaduais”, afirmou Geraldo. Ele ainda alfinetou o ex-prefeito ACM Neto, dizendo que “cruzar os braços e criticar sem oferecer soluções reais” não faz parte de seu perfil. O candidato reforçou o compromisso de buscar a paz social na capital baiana por meio de políticas públicas efetivas.
Geraldo Júnior também destacou a importância de ações transversais no combate à violência, mencionando o papel da educação como uma ferramenta fundamental. “Não há maior investimento em segurança do que investir na educação, no cuidado com nossas crianças e jovens”, afirmou. Ele destacou a construção de uma creche e uma escola de tempo integral na região, garantindo oportunidades para as novas gerações.
Além das iniciativas educacionais, o candidato mencionou a instalação de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e de um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) em seu plano de governo, ambos com funcionamento 24 horas. A caminhada contou com a presença da candidata a vice, Fabya Reis, além de apoiadores e lideranças políticas da base do governador Jerônimo Rodrigues.