publicidade

Gás do Povo: Salvador será uma das primeiras capitais a iniciar recarga gratuita de botijões

A fase inicial será implantada de forma gradual e deve atender 1 milhão de famílias

Gás do Povo: Salvador será uma das primeiras capitais a iniciar recarga gratuita de botijões

Foto: Roberto Guedes

Salvador está entre as dez capitais que farão parte do início da operação nacional do programa Gás do Povo, do governo federal, que oferecerá recarga gratuita de botijões de gás para famílias de baixa renda. O início está previsto para 24 de novembro, segundo informou o Ministério de Minas e Energia (MME), nesta segunda-feira (17).

publicidade

A fase inicial será implantada de forma gradual e deve atender 1 milhão de famílias. Além de Salvador, as cidades de Fortaleza, Goiânia, Belo Horizonte, Belém, Recife, Teresina, Natal, Porto Alegre e São Paulo também farão parte desta primeira fase. A Caixa Econômica Federal será responsável pela distribuição dos vales, pelo cadastro das revendedoras e pela validação dos acessos dos beneficiários.


Até março de 2026, o governo espera que o programa alcance mais de 15 milhões de famílias em todo o país. O Vale Gás será concedido a famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda de até meio salário mínimo (R$ 759). Terão prioridade os beneficiários do Bolsa Família, cujo limite de renda per capita é de R$ 218. Para receber o auxílio, o cadastro no CadÚnico precisa ter sido atualizado nos últimos 24 meses.

publicidade

A recarga gratuita será feita diretamente nas revendedoras que aderirem ao programa. O processo de validação será eletrônico, com tecnologia fornecida pela Caixa. O responsável familiar poderá retirar o botijão utilizando: Cartão do Bolsa Família com chip + senha; Cartão de débito de conta Caixa + senha e CPF com código enviado ao celular cadastrado.

A quantidade de botijões gratuitos por ano será calculada de acordo com o tamanho da família: 2 a 3 pessoas: até 4 auxílios por ano (validade de 3 meses cada); 4 pessoas ou mais: até 6 auxílios por ano (validade de 2 meses cada). As revendedoras que aderirem ao Gás do Povo deverão seguir a identidade visual oficial do programa, com identificação em portarias, botijões, veículos e materiais de comunicação. Além disso, o aplicativo do beneficiário mostrará os pontos de retirada credenciados mais próximos.

Siga a gente no:

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

publicidade
PODCAST
COLUNA
Coluna
Elinaldo no fio da navalha: o cerco jurídico que ameaça o retorno do ex-prefeito...
Elinaldo no fio da navalha: o cerco jurídico que ameaça o retorno do ex-prefeito à política
ARTIGO & OPINIÃO
publicidade