Fux absolve Bolsonaro de todos os crimes da trama golpista

Ministro do STF rejeita acusações e diverge do placar que aponta para condenação

Fux absolve Bolsonaro de todos os crimes da trama golpista
Foto: Fabio Pozzebom/Ag. Brasil
Foto: Fabio Pozzebom/Ag. Brasil

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quarta-feira (10) pela absolvição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no processo que apura a chamada trama golpista de 2022. Para o magistrado, o ex-chefe do Executivo apenas cogitou medidas de exceção e não praticou os crimes imputados pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Na denúncia, a PGR pedia a condenação de Bolsonaro pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado – delitos que poderiam levar a até 30 anos de prisão. Fux, porém, rejeitou integralmente as acusações, considerando improcedente a tese da acusação.

Com o voto de Fux, o placar parcial da ação ficou em 2 a 1 pela condenação. Já haviam se manifestado contra o ex-presidente os ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino, que votaram ontem pela responsabilização de Bolsonaro e outros sete réus no processo. O julgamento segue no plenário do Supremo.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

error: Conteúdo protegido.