A menos de cinco meses do Carnaval de 2025, representantes de entidades públicas e privadas se reuniram no VI Fórum do Carnaval de Salvador para discutir os desafios e oportunidades da próxima edição. O evento, realizado no Wish Hotel da Bahia, busca superar o sucesso do último Carnaval, que movimentou R$ 2 bilhões e atraiu mais de 1 milhão de turistas. “Estamos muito confiantes que faremos uma festa extraordinária, com o desafio de superar a de 2024”, afirmou Isaac Edington, presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur).
Entre os temas discutidos, a sustentabilidade e o impacto econômico foram destaque. A ocupação hoteleira para o próximo Carnaval já é motivo de otimismo, com expectativa de atingir quase 100% de lotação, segundo o presidente do Conselho Municipal do Carnaval (Comcar), Washington Paganelli. “A procura por Salvador está em alta, e isso é um ganho enorme para a cidade, gerando emprego e renda”, destacou Paganelli.
Outro ponto debatido foi a possibilidade de criação de um novo circuito carnavalesco na Boca do Rio. Tanto Edington quanto Paganelli descartaram a mudança para 2025. “Essa é uma decisão que depende de consenso, e faltando poucos meses para a festa, não há viabilidade para isso”, explicou Paganelli, lembrando que o planejamento para o Carnaval já está adiantado.
O fórum também abordou as transformações pelas quais o Carnaval de Salvador passou ao longo dos anos. “Sempre foi uma festa mutante, mas para este próximo ano, não haverá criação de novo circuito”, ressaltou Paganelli. Ele também destacou que o evento é planejado durante todo o ano, o que torna difícil implementar mudanças estruturais de última hora.
📲 Fique sabendo primeiro. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
A programação do VI Fórum continua nesta quinta (19) com painéis que discutem a cultura e a musicalidade no Carnaval de Salvador. Especialistas e artistas participam dos debates, que abordam temas como o impacto do digital na visibilidade da festa. O evento será encerrado com uma apresentação da Banda Tio Elétrico, celebrando a rica tradição cultural da folia baiana.