O governador Jerônimo Rodrigues (PT) reuniu-se nesta segunda-feira (30) com representantes das forças de segurança da Bahia para apresentar os resultados de 2024 e definir metas para 2025. Entre os destaques, o fortalecimento da segurança no interior do estado, a expansão de tecnologias como o Reconhecimento Facial e a preparação para o período de festas populares foram amplamente debatidos. “Nosso trabalho é garantir tranquilidade em todas as regiões, com mais policiamento, inteligência e infraestrutura”, afirmou Jerônimo.
Durante o balanço, o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou a redução de índices criminais ao longo do ano, resultado de investimentos em 132 novas unidades de segurança, viaturas, armamentos e a incorporação de 3.500 novos profissionais. “Esses avanços resultaram na redução de todos os índices criminais no estado ao longo do ano”, afirmou Werner. A Operação Verão, incluindo ações específicas como a Operação Navio para atender aos cruzeiros em Salvador e Ilhéus, foi uma das iniciativas planejadas para o próximo ano.
A interiorização da segurança pública também foi reforçada, com a ampliação do policiamento em localidades de menor cobertura. O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho, destacou a redução expressiva nos índices criminais no interior. “Estamos consolidando uma política contínua de segurança que traz mais tranquilidade para toda a Bahia”, disse.
Além disso, o uso do Sistema de Reconhecimento Facial resultou na captura de 817 foragidos da justiça em 2024, com destaque para grandes eventos e operações no estado. A apreensão de mais de oito toneladas de drogas, o desmantelamento de 20 laboratórios de entorpecentes e a erradicação de 400 mil pés de maconha também marcaram o ano, contribuindo para o combate ao crime organizado e o fortalecimento da segurança na Bahia.