A Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA) lançada nesta terça-feira (26), divulgou sua programação oficial para a 13ª edição, que acontece de 23 a 26 de outubro com o tema “Ler é Massa!”. O evento, considerado um dos mais importantes do calendário cultural do país, vai reunir mais de 60 autores nacionais e internacionais, além de artistas e leitores em atividades que unem literatura, música e artes. A coletiva de lançamento foi realizada no Quadrilátero dos Barris, na Biblioteca Central do Estado da Bahia.
A Tenda Paraguaçu será o palco central dos debates e encontros literários, trazendo nomes como Russo Passapusso, Rita Batista, Bárbara Carine, Gregório Duvivier, Atef Abu Saif e Lirinha. Já a Fliquinha, voltada ao público infantil, contará com atrações como Roseana Murray, Vanderson Nascimento, Tino Freitas, além de espetáculos teatrais e contação de histórias. Para o público jovem, a Geração Flica trará a escritora Paula Pimenta, a multiartista NegaFyah e o indígena Ezequiel Vitor Tuxá, entre outros, discutindo temas contemporâneos ligados à juventude.
Na programação artística, os palcos dos Ritmos e Raízes serão ocupados por nomes consagrados como Adão Negro, Sine Calmon, Lazzo Matumbi, Márcia Short, Coral Afro da Bahia, além de talentos locais como Maira Lins e Amarildo Fire, que comandará o Flicaokê. A festa ainda estreia a figura dos embaixadores, com Leozito Rocha, Nanda Costa e Lan Lanh, além da homenagem à educadora Vanessa Dantas.
A realização da FLICA 2025 é da Schommer Produções, com patrocínio do Governo do Estado, Caixa e apoio da Prefeitura de Cachoeira e da livraria LDM. Com acessibilidade garantida e atividades gratuitas, o evento reafirma seu compromisso de democratizar o acesso à leitura e fortalecer a cultura no Recôncavo Baiano, consolidando-se como espaço de diálogo, diversidade e celebração literária. Acesse o site da Flica (clique aqui) e veja a programação completa.