Search
Close this search box.

FLICA 2024 supera expectativas com recorde de público e geração de empregos

Mais de 100 mil pessoas visitaram Cachoeira, consolidando a Festa como um dos maiores eventos literários do Brasil

FLICA 2024 supera expectativas com recorde de público e geração de empregos
Foto: Diego Silva
Foto: Diego Silva

A 12ª edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA) encerrou neste domingo (20), atingindo um marco histórico com mais de 100 mil visitantes em quatro dias de evento. A programação, que valorizou a literatura nacional, a cultura local e a gastronomia, também gerou mais de mil empregos diretos e indiretos, com ocupação total da rede hoteleira de Cachoeira e região. “Estamos muito felizes com o resultado. Essa edição foi uma verdadeira celebração da literatura e do Recôncavo Baiano”, afirmou Vanessa Dantas, coordenadora-geral da FLICA.

Anuncie no PB Branco

A FLICA 2024 reuniu autores e personalidades nacionais e internacionais, consolidando-se como um dos mais importantes eventos literários do país. “A FLICA vai além de uma festa literária, ela expande a visão de mundo, com reflexões profundas sobre literatura, poesia e o poder da palavra”, destacou Vanessa Dantas. A curadora Calila das Mercês reforçou o compromisso de manter o evento em alta para o futuro. “Já estamos pensando na FLICA 2025. Esse é um espaço de celebração e troca de sonhos”, disse.

A participação dos estudantes da rede pública da Bahia foi um ponto alto do evento. Eles tiveram a oportunidade de interagir com autores e participar de discussões sobre o processo criativo. “É uma vivência fantástica para nossos alunos, que podem estar perto de escritores e aprender sobre o poder da literatura”, destacou a professora Ana Patrícia Giffoni, do Colégio Estadual João Cardoso dos Santos.

As mesas literárias foram marcadas por discussões ricas e diversas, com destaques como os humoristas João Pimenta e Matheus Buente, além da poetisa Elisa Lucinda e a artista trans Liniker. Entre os escritores, nomes como Itamar Vieira Jr., Raphael Montes, e o angolano Kalaf Epalanga trouxeram novas perspectivas para o público. “É uma honra ver tantas personalidades discutindo temas tão relevantes aqui em Cachoeira”, afirmou Dantas.

📲 Fique sabendo primeiro. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

Além do impacto cultural, a FLICA teve um papel importante na economia local. “Mais de mil empregos foram gerados, e o comércio foi aquecido, o que nos enche de orgulho. Esse evento mostra a força da cultura e sua capacidade de transformar vidas”, completou Vanessa Dantas, destacando o apoio de diversas instituições e secretarias do governo.

Realizada pela Fundação Hansen Bahia, a FLICA 2024 contou com parcerias importantes, como a Prefeitura de Cachoeira, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e empresas como Bracell, ACELEN e Bahiagás, além do apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Fundação Pedro Calmon e outras secretarias.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE
master banner

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.