Search
Close this search box.

Filme sobre o “Arquiteto da República” explica o ódio às instituições democráticas

“A Voz de Ruy” – Longa metragem com lançamento nacional em 4 de março – detalha a atualidade surpreendente da obra e da ação política de Ruy Barbosa

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Uma das consequências dos atos golpistas de 8 de janeiro foi a depredação do busto em bronze de Ruy Barbosa, pertencente ao acervo do STF. Apesar dos esforços de restauração houve a opção do Tribunal de manter o afundamento na cabeça, como cicatriz dos atos golpistas, referência para as novas gerações.

A imagem da peça como ficou e cenas da invasão das sedes dos três poderes, em 8 de janeiro de 2023, são exibidas no teaser de pré-lançamento do filme comemorativo do centenário de Ruy Barbosa que terá a sua pré-estreia em 4 de março próximo no Cine Glauber Rocha.

O filme é uma iniciativa das produtoras DPE Entretenimento, GIROS e da Associação Bahiana de Imprensa-ABI com o patrocínio do Governo do Estado da Bahia, via Secretaria da Cultura e da Fazenda, através do programa Estadual de incentivo ao Patrocínio Cultural (FazCultura) e da Acelen. Com 90 minutos de duração, o longa mostra a presença de Ruy em todas as ações renovadoras durante a Monarquia e na Primeira República, na qual foi um dos seus maiores protagonistas e a presença midiática mais marcante de sua geração.

Anuncie no PB Branco

O filme conta com a participação do ator baiano Ricardo Bittencourt. Em um de seus momentos, o ex-ministro do STF Ayres de Brito ressalta o pensamento e legado de Ruy, a sua rejeição ao contingente político autoritário, antidemocrático e o Ruy que abominava as ditaduras militares e científicas.

O longa metragem exibe cenas históricas e bastidores da vida do baiano, na sua trajetória como jornalista, político, jurista, diplomata, na Bahia, no Rio de Janeiro e no exterior, com depoimentos de Alexandre Santini, presidente da Fundação Casa de Ruy Barbosa-FCRB, Antônio Edimilson, historiador; Aparecida Rangel, pesquisadora da FCRB; Carlos Augusto Ayres de Brito, ex-ministro do STF; Carlos Henrique Cardim, embaixador e cientista político; Christian Lynch, cientista político; Edvaldo Brito, vereador e imortal da Academia de Letras da Bahia-ALB; Ernesto Marques, presidente da ABI; Joacy Góes, presidente do IGHB; Lidivaldo Reaiche Brito, desembargador do TJBA; Luís Guilherme Pontes Tavares, vice-presidente da ABI; Soraya Realon, pesquisadora da FCRB e Wlamyra Albuquerque, historiadora.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE
master banner

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.