O Festival Salvador Capital Afro, em sua terceira edição, chega à cidade na próxima quarta-feira (6), oferecendo uma programação rica em painéis, talks e oficinas voltadas para o fortalecimento da economia criativa negra. Entre os destaques, está o painel “Mulheres Negras Movem o Mundo”, que abre o evento com convidadas internacionais e debate sobre o protagonismo feminino e o empreendedorismo negro, no Espaço Cultural da Barroquinha. O festival conta com a presença de artistas, empreendedores e especialistas, conectando diferentes áreas como audiovisual, música e turismo cultural.
As atividades também incluem pitchs coletivos de música e artes visuais, proporcionando que até 45 artistas apresentem seus projetos a galeristas e players do mercado. Nomes como Marcelo Campos, do Museu de Arte do Rio, participam das rodadas de negócios, oferecendo uma plataforma de exposição para artistas negros locais. “Este evento conecta a economia criativa negra da nossa cidade com possibilidades de expansão e desenvolvimento econômico”, afirmou Maylla Pita, diretora de Cultura de Salvador, destacando o potencial transformador do festival para os setores de música, artes visuais e afroturismo.
A programação inclui ainda a Feira Afrobiz, organizada na Rua do Couro, onde 15 barracas apresentam produtos de empreendedores da economia criativa negra, uma vitrine para o público e profissionais do mercado. Entre as oficinas, destacam-se a de Produção de Conteúdo para Creators Emergentes e uma Imersão de Música Eletrônica Afrodiaspórica para DJs e Beatmakers. A diversidade de atividades e o foco em negócios mostram o compromisso do Festival Salvador Capital Afro em fomentar o crescimento e a visibilidade da cultura e empreendedorismo negro. Clique aqui e confira a programação completa.