Search
Close this search box.

Festival promove grande encontro de saveiros em São Félix; veja programação

Durante os três dias de festa, será realizada uma rica programação cultural, educativa e de cunho social

Festival promove grande encontro de saveiros em São Félix, no Recôncavo baiano
Foto: Uriel Santana
Foto: Uriel Santana

De 27 a 29 de maio a cidade de São Félix, no Recôncavo baiano, realiza o Festival de Saveiros – I Festa Náutica do Vale do Paraguaçu, um grande encontro dos saveiros da Bahia, que tem o propósito de resgatar a memória e preservar este tipo de embarcação, valorizando a sua salvaguarda como patrimônio do nosso estado e fomentar o turismo náutico baiano.

Anuncie no PB Branco

Durante os três dias de festa, que tem como clímax o “Bordejo pelas Águas do Paraguaçu”, será realizada uma rica programação cultural, educativa e de cunho social, com shows de samba e reggae, homenagem a Dona Cadu, a mais famosa ceramista da Bahia, Feira de Economia Criativa e Agricultura Familiar, concurso de desenhos e redação nas escolas de São Félix e ação de limpeza das margens do Rio Paraguaçu.

Regata Coqueiros – São Félix – No dia 29 de maio, a partir das 13h, na cidade de São Félix, será dada a largada para o “Bordejo pelas Águas do Paraguaçu” que vai circundar a Pedra da Baleia e retornar para o píer de São Félix. Podem participar saveiros com navegação a popa (vela de içar). As inscrições gratuitas estão abertas até o dia 19 de maio no site da FENEB – Federação de Esportes Náuticos da Bahia. A competição se transformou num grande desfile, que irá homenagear os saveiros participantes. No sábado pilotos de caiaques, jet-ski e quem pratica canoagem, também terão seus encontros, mas sem caráter competitivo.

Anuncie no PB Branco

Programação cultural e educativa – Shows de Samba de Roda e Reggae, fazem da programação do Festival de Saveiros, uma verdadeira festa. Na sexta-feira, às 20h, acontece o Encontro dos Sambas de Roda do Recôncavo, com os grupos Samba de Roda Filhos de Nagô, de São Félix, Gêge Nagô, de Cachoeira e Samba Filhos de Dona Cadu, de Maragojipe. No sábado à noite o show é do reggaeman Sine Calmon. No domingo, ao cair da tarde, quem sobe ao palco é Jau, para realizar o seu sarau. E tem mais música com os talentos da terra Nathan Gomess, Nelma Marks, Juninho Cachoeira, Orquestra Reggae de Cachoeira e Orquestra Jovem do Recôncavo. Os shows acontecem na Avenida Salvador Pinto, no Porto de São Felix.

Homenagem a Dona Cadu – A mais famosa ceramista da Bahia, Dona Cadu, recebe uma homenagem no dia 27, às 10h, na Câmara de Vereadores de São Félix com uma Sessão Solene pelo seu centenário e contribuição para a cultura do Recôncavo. À tarde, às 14h, também na Câmara de Vereadores, será realizada a mesa: “A importância dos Saveiros para o Recôncavo Baiano”, – com o historiador Walter Fraga, o fotógrafo Nilton Souza, o deputado Bira Coroa e a arquiteta Marília Barreto, uma das proprietárias do Saveiro É da Vida. A mediação será do historiador Fábio Batista.

Enquanto isso toda a cidade estará mobilizada participando durante os três dias da limpeza das margens do Rio Paraguaçu, da Feira de Economia Criativa e Agricultura Familiar, das exposições de carros antigos e miniaturas de saveiros do artesão Ubiracy Portugal, enquanto as crianças disputam o concurso de desenhos e redação promovido em parceria com as escolas de São Félix.

Anuncie no PB Branco

O Festival de Saveiros – I Festa Náutica do Vale do Paraguaçu foi idealizado por Wandick Vieira, tem a produção da Tabuleiro Produções e Um Som & Imagem e conta com patrocínio do Governo do Estado da Bahia, através das Secretarias de Turismo (Setur) e Comunicação – SECOM, e apoio institucional de Bartinho da Silva e Prefeitura de São Félix.

Confira a programação completa:

 

  • Dia 27 de maio – sexta-feira

07h – Limpeza das margens do Rio Paraguaçu

10h – Sessão Solene pelo Centenário de Dona Cadu
Local: Câmara de Vereadores de São Félix

14h – Mesa: “A importância dos saveiros para o Recôncavo Baiano” – com o historiador Walter Fraga, o fotógrafo Nilton Souza, o deputado Bira Coroa e a arquiteta Marília Barreto, uma das proprietárias do Saveiro É da Vida.
Mediação: historiador Fábio Batista
Local: Câmara de Vereadores de São Félix

20h – Encontro dos Sambas de Roda do Recôncavo
Samba de Roda Filhos de Nagô – São Félix,
Gêge Nagô – Cachoeira,
Samba Filhos de Dona Cadu – Maragojipe

 

  • Dia 28 de maio – sábado

Avenida Salvador Pinto (Porto) – Dia inteiro:

Feira de Economia Criativa e Agricultura Familiar
Exposição de carros antigos
Exposição de miniaturas de saveiro do artesão Ubiracy Portugal
Exposição dos Trabalhos Escolares

13h – Encontro de Jet Skis

16h – Orquestra Reggae de Cachoeira

18h – Nathan Gomess

20h – Nelma Marks

22h – Sine Calmon

 

  • Dia 29 de maio – domingo

Avenida Salvador Pinto (Porto) – Dia inteiro:

Feira de Economia Criativa e Agricultura Familiar
Exposição de carros antigos
Exposição de miniaturas de saveiro do artesão Ubiracy Portugal
Exposição dos Trabalhos Escolares

13:30h – Bordejo de Saveiros

14h – Show Corpos Negros

15:30h – Show Orquestra Jovem do Recôncavo

16h – Premiação

16:30h – Saída do Presente para Oxum

17:30h – Sarau de Jau

19:30h – Juninho Cachoeira

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.