O Festival de Arembepe 2025 também se destaca pela inclusão e sustentabilidade. Durante os três dias de festa, com apoio da Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), os catadores de material reciclável estão trabalhando com segurança, dignidade e estrutura adequada, além de garantir uma renda extra com os materiais recolhidos no evento, que teve início neste sábado (29).
Joseval Miranda [foto], que atua na reciclagem há dez anos, aprovou a estrutura e o suporte recebidos. “Têm muito maus olhares pra gente. A gente estava à toa, e é importante esse auxílio que estão dando, como alimentação, equipamentos pra gente se proteger. Nota dez em tudo”, disse. A ação reforça a conexão do festival com práticas de economia circular.
Segundo Neide Cavalcanti, gerente da Limpec, os chamados “recicladores conectados” receberam kits com EPIs antes da festa, além de alimentação e água em ponto de apoio. O kit inclui protetor solar, luvas, botas, óculos, camisa com proteção UV, crachá e outros itens. A ação garante segurança, visibilidade e valorização do trabalho dos catadores.