O Festival de Arembepe 2025, promovido pela Prefeitura de Camaçari entre os dias 29 e 31 de março, consolidou-se como um dos maiores eventos populares do município, encerrando com êxito o ciclo das lavagens tradicionais. Com o tema “Conectado com a alegria”, o evento reuniu grandes públicos: a Arena Principal recebeu cerca de 30 mil pessoas por dia, e o desfile de blocos, no domingo, atraiu cerca de 100 mil foliões. A ampla programação cultural contou com dezenas de atrações nos palcos Katita e da Diversidade, além de mais de 20 blocos nas ruas.
A atuação integrada de secretarias e órgãos garantiu infraestrutura e serviços essenciais. A Sesau montou posto médico com leitos e ambulâncias, somando 35 atendimentos nos dois primeiros dias, e também promoveu testes rápidos e distribuição de preservativos. A Defesa Civil operou com plano de emergência, vistorias e rondas preventivas. Já a Sesp mobilizou 220 trabalhadores para ordenamento, iluminação e limpeza, com apoio de mais de 40 profissionais e equipamentos para coleta e lavagem das vias.
No campo da segurança, 1.455 profissionais atuaram diariamente, entre policiais militares, civis, bombeiros e agentes técnicos. O evento também foi monitorado por 20 câmeras – sendo 18 de reconhecimento facial e duas para leitura de placas veiculares – que contribuíram para o baixo índice de ocorrências. A Semu e a Sepromi também marcaram presença com campanhas de enfrentamento à violência contra a mulher e ao racismo, além de um stand de acolhimento às trabalhadoras da festa.
A estrutura ainda incluiu suporte da STT para mobilidade urbana, além da atuação da Limpec com 50 catadores cadastrados e apoio da Secult na produção. Para a secretária de Saúde, Rosângela Almeida, o sucesso do festival foi resultado de um esforço conjunto. “Essa integração visa à garantia de um evento tranquilo e organizado. Trabalhamos com uma equipe competente e, até então, está sendo muito tranquilo. Um dos destaques é a boa aceitação do stand de testes rápidos”, avaliou.