Search
Close this search box.

Festa de Santa Bárbara leva milhares de pessoas ao Largo do Pelourinho

Evento é Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia

Festa de Santa Bárbara leva milhares de pessoas ao Largo do Pelourinho
Foto: Fidelis Melo
Foto: Fidelis Melo

A emoção bateu forte neste 4 de dezembro no Pelourinho. A última vez em que a multidão de devotos formou o tapete vermelho e branco tradicional do Dia de Santa Bárbara havia sido em 2019, antes da pandemia de Covid-19. Após ter acontecido de forma restrita nos últimos dois anos, a festa da padroeira dos bombeiros e dos mercados retomou a tradição neste domingo (4), e a Missa Campal no largo acalentou os milhares de corações que se encontravam ali saudosos deste momento, e também gratos à Rainha dos Raios pela proteção durante os tempos tempestuosos vividos.

A Igreja do Rosário dos Pretos, que desempenha um papel fundamental na manutenção da festa e é sua correalizadora junto ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), conduziu a Missa Campal, ministrada pelo Padre Lázaro Muniz. “Disseram que não estaríamos aqui este ano, mas aqui estamos”, comemorou o sacerdote, fazendo todos os presentes vibrarem. Suas palavras versaram sobre inclusão, justiça, amor e paz. Termos que em tudo se conectam com a Festa de Santa Bárbara.

Presente na celebração, a secretária de cultura da Bahia, Arany Santana, destacou que o evento está diretamente relacionado com as políticas estaduais de patrimônio. “A festa de Santa Bárbara é uma manifestação tradicional, que abre o calendário de festas populares da Bahia, e que o Estado por dever e responsabilidade com a preservação do patrimônio apoia e abraça. Para além da posição de uma gestora que se sente feliz com o resultado entregue, enquanto uma devota de Santa Bárbara eu estou muito emocionada”, disse.

A Festa de Santa Bárbara é Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia, reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural desde 2008, por agregar valores culturais singulares e dar destaque às celebrações da fé católica e das religiões de matriz africana.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.