O deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT), secretário de Relações Internacionais da Câmara, cobrou uma postura mais firme do governo federal frente às tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. Como representante da Bahia, o parlamentar defendeu duas frentes de atuação: a retomada das negociações diplomáticas para garantir isenções tarifárias a produtos como cacau e carne, e a adoção de medidas emergenciais para socorrer os produtores baianos até que o impasse seja resolvido.
A decisão do governo norte-americano impôs sobretaxas de até 50% sobre diversos itens do Brasil. Na Bahia, os setores mais atingidos são o cacau, a manga e o café – todos com grande relevância econômica e social em diversas regiões do estado.
“A Bahia está sendo duramente penalizada. Estamos falando de cadeias produtivas inteiras ameaçadas. Não podemos aceitar que produtores e trabalhadores baianos arquem sozinhos com o impacto dessa medida externa. O governo federal precisa agir com urgência para proteger empregos e garantir renda”, afirmou Félix Mendonça.