O governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou, nesta terça-feira (15), a criação de um plano de segurança para Feira de Santana, em colaboração com a Prefeitura. A decisão foi tomada em reunião entre o governador e o prefeito Colbert Martins (MDB), após solicitação do gestor municipal. “Com essa conversa, decidimos criar um grupo de trabalho que já sai daqui com respostas concretas e se reunirá na próxima terça-feira (22) para iniciar o plano de segurança pública para Feira de Santana”, declarou Jerônimo.
Entre as medidas acordadas, estão a integração das câmeras de monitoramento do Estado e da Prefeitura, capacitação de agentes da guarda municipal e doação de armas para o município. Participaram do encontro o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, e lideranças das forças de segurança, além de representantes municipais. Segundo o prefeito, a cooperação inclui “ações amplas, com 300 câmeras integradas e treinamentos para ampliar as ações de segurança”.
O governador destacou o impacto das operações realizadas na cidade, que reduziram em 9,1% as mortes violentas em 2024 e levaram à prisão de 1.242 pessoas em flagrante nos últimos dois anos. Além disso, ele mencionou o investimento estadual de R$ 9 milhões em novas estruturas de segurança, como a construção de sedes para a Rondesp Leste e a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), entre outras.