O programa Morar Melhor, da Prefeitura de Salvador, retornou à Fazenda Grande I para entregar lares reformados a mais 100 famílias. A entrega dos imóveis aos moradores foi feita pelo prefeito Bruno Reis na noite de segunda-feira (29), ao lado do titular da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos Souza.
No total, a localidade já conta com 301 imóveis reformados pelo programa. A ideia da Prefeitura é que mais famílias possam ser contempladas com as melhorias nas habitações. Assim, até o final de 2024, a expectativa municipal é de reformar 12 mil imóveis em toda a cidade.
“Esse é o jeito de governar da atual gestão, ouvindo as pessoas para levar soluções. Não é fácil gerir uma cidade com tantos problemas, com déficits históricos em todas as áreas. Mas ainda assim a gente avançou, ouvindo os cidadãos e entendendo seus problemas”, contou o prefeito Bruno Reis.
O prefeito autorizou ainda a execução da construção de uma praça no Caminho 29, Quadra E, e se comprometeu a entregar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cajazeiras e o Centro Especial de Reabilitação para Pessoas com Deficiência.
O Programa
Apenas este ano o programa já entregou aproximadamente 3 mil imóveis reformados na capital. Desde o início do programa, em 2015, mais de 40 mil famílias da capital baiana já tiveram suas residências transformadas.

Por meio do programa, são executados nos lares serviços de acordo com a escolha e indicação dos próprios moradores. Os serviços vão desde pintura e reboco à colocação de novo telhado, portas, janelas, pia e vaso sanitário.
Os critérios adotados para contemplar o programa são a precariedade dos bairros, baseado em dados do IBGE 2010; maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior predominância de pessoas abaixo da linha da pobreza; maior predominância de mulheres chefe de família; maior densidade habitacional e precariedade habitacional obtida pela observação de campo. Não são contemplados imóveis em situação de risco, imóveis de aluguel ou famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos.