Search
Close this search box.

Faroeste: Desembargadora Ilona Reis perde foro no STJ e será julgada pelo TJ-BA; entenda

Aposentadoria compulsória coloca magistrada no âmbito do Tribunal de Justiça da Bahia

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) aposentou compulsoriamente a desembargadora Ilona Márcia Reis, alvo da Operação Faroeste, ao completar 75 anos, idade limite para a ocupação do cargo no judiciário. A decisão, publicada nesta segunda-feira (15), resulta na perda do foro privilegiado da magistrada no Superior Tribunal de Justiça (STJ), transferindo a responsabilidade de julgamento para o TJ-BA.

Ilona Reis estava afastada de suas funções devido a uma ação penal que investiga a suposta prática dos crimes de organização criminosa, corrupção ativa e lavagem de capitais. Anteriormente, seu pedido de aposentadoria voluntária foi negado pelo STJ e pelo Supremo Tribunal Federal (STF), sob a justificativa de que a concessão poderia prejudicar o andamento da ação penal, ainda em estágio inicial. Com a aposentadoria compulsória, a ação contra Ilona será julgada pelo TJ-BA, conforme entendimento mantido pelo ministro Edson Fachin. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

Em junho, a Corte Especial do STJ recebeu nova denúncia contra Ilona Márcia Reis, acusada de associação criminosa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O Ministério Público Federal (MPF) alega que a desembargadora recebeu propina para decisões favoráveis em processos relacionados a imóveis no oeste baiano, totalizando R$ 800 mil em negociações.

Anuncie no PB Branco

Essa não é a primeira vez que uma desembargadora investigada pela Operação Faroeste é aposentada compulsoriamente. Em maio de 2023, Maria da Graça Osório Pimentel Leal também foi afastada ao completar 75 anos.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.