A deputada Fabíola Mansur (PSB) apresentou um projeto de lei propondo a criação do Dia Estadual da Policial Feminina, a ser comemorado em 26 de abril. A data foi escolhida em alusão ao 1º Encontro Empodere-se na Segurança Pública, que discutiu a valorização profissional, proteção psicoemocional, e a promoção do empoderamento das mulheres no setor.
Fabíola destacou a relevância do trabalho das policiais femininas, que, segundo ela, “servem e protegem a sociedade baiana, trazendo peculiaridades femininas que enriquecem o sistema de segurança pública”. Ela sublinhou o papel fundamental das forças policiais na manutenção da paz e da ordem, e a contribuição das mulheres para a humanização das relações dentro das organizações de segurança e com a sociedade. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
A deputada ressaltou a importância das mulheres nas forças de segurança, que hoje somam 4.736 policiais militares, 693 bombeiras militares, 1.007 policiais civis, 220 do Departamento de Polícia Técnica e 100 policiais penais na Bahia. Apesar do número significativo, Fabíola apontou a necessidade de maior representatividade feminina em posições de liderança.
Em defesa de seu projeto, Fabíola argumentou que a criação de uma data comemorativa sublinha a importância de abordar as questões específicas das mulheres na segurança pública, muitas vezes negligenciadas. “É preciso cuidar de quem cuida de tantas outras”, disse, destacando os desafios diários enfrentados pelas policiais, especialmente os relacionados ao preconceito institucional enraizado.