Anuncie no PB Branco

Exposição “Ecos Malês” abre mês da Consciência Negra em Salvador com 114 obras sobre resistência africana

Mostra na Casa das Histórias explora legado da Revolta dos Malês e fica em cartaz até maio de 2025

Ecos Malês
Foto: Divulgação/OEI
Foto: Divulgação/OEI

A exposição “Ecos Malês” inaugura nesta sexta-feira (1º) na Casa das Histórias de Salvador, marcando o início das celebrações do mês da Consciência Negra. A mostra reúne 114 obras de 48 artistas e se inspira na Revolta dos Malês, um dos mais importantes movimentos de resistência escravista no Brasil. Com entrada gratuita no dia de abertura, a exposição traz reflexões sobre o impacto histórico do levante liderado por africanos muçulmanos na Bahia, buscando uma conexão com temas contemporâneos de liberdade e justiça.

Com curadoria de João Victor Guimarães e Mirella Ferreira, “Ecos Malês” é dividida em três núcleos temáticos: “Encontrar”, “Ruas da Revolta” e “Inventar (Liberdade e Defesa)”, que abordam desde os encontros que fomentaram a resistência até a luta espiritual dos malês. “Salvador tem a chance de ver uma exposição que fala de uma revolta feita por africanos escravizados e libertos, cujo eco ainda ressoa em nossa sociedade”, explicou Guimarães, destacando a importância de revisitar essa história.

A mostra inclui uma ampla gama de trabalhos como esculturas, fotografias, gravuras e instalações, que dialogam com a herança afro-brasileira e com os desafios contemporâneos enfrentados pela população negra. Segundo o secretário municipal de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho, “nada é mais potente e simbólico do que ter a exposição Ecos Malês na Casa das Histórias, ecoando 190 anos desse evento na história de Salvador e do povo baiano”.

SERVIÇO:

  • Exposição: Abertura da Exposição Ecos Malês
  • Abertura: 01/11/2024, às 11h (entrada gratuita no dia da abertura).
  • Período da exposição: 1° de novembro de 2024 a maio de 2025
  • Visitação: Terça a Domingo, das 9h às 17h (entrada até às 16h)
  • Local: Casa das Histórias de Salvador
    Endereço: Rua da Bélgica, 2 – Comércio
  • Ingresso: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) – Venda na bilheteria da Casa das Histórias de Salvador ou na plataforma Sympla / Acesso gratuito às quartas-feiras (convenção municipal)
    Ingresso único: Os visitantes também poderão visitar a Galeria Mercado (Subsolo do Mercado Modelo) com o mesmo ingresso.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

error: Conteúdo protegido.