O ex-primeiro-ministro do Japão Shinzo Abe, de 67 anos, morreu após ter sido baleado [veja vídeo abaixo] enquanto discursava em um evento político, nesta sexta-feira (8).
Abe foi atingido pelas costas e sofreu hemorragia interna. Os médicos ainda tentaram reanimá-lo, porém a morte foi confirmada pelo hospital aonde o ex-premiê havia sido internado.
O comício era em apoio a um candidato do Partido Liberal-Democrata nas eleições para a Câmara dos Conselheiros, a câmara alta do Parlamento do Japão, que acontecem no próximo domingo (10).
De acordo com a emissora pública NHK, o agressor de 41 anos, Tetsuya Yamagami, foi preso no local do atentado. Ele é um ex-militar das Forças de Autodefesa do Japão e atirou no ex-primeiro-ministro por estar “insatisfeito” com sua conduta política.
Shinzo Abe foi o premiê mais longevo na história do Japão e governou o país em duas ocasiões: primeiro entre setembro de 2006 e setembro de 2007 e depois entre dezembro de 2012 e setembro de 2020, quando renunciou repentinamente por motivos de saúde.