O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, anunciou nesta sexta-feira (18) a revogação imediata dos vistos do ministro Alexandre de Moraes, seus familiares e “aliados na Corte”. A medida foi divulgada horas após a Polícia Federal cumprir mandados contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que passou a usar tornozeleira eletrônica e está submetido a restrições judiciais.

Rubio acusou Moraes de violar direitos ao “perseguir Bolsonaro” e promover censura. “Ordenei a revogação dos vistos de Moraes, seus aliados na corte, e seus familiares, de forma imediata”, escreveu o secretário. O STF ainda não se pronunciou sobre a decisão. O anúncio, no entanto, não especifica quais ministros além de Moraes seriam afetados.
A decisão ocorre em meio à investigação que apura articulações entre Eduardo Bolsonaro (PL) e membros do governo de Donald Trump para retaliar autoridades brasileiras e tentar interferir em ações penais do Supremo. Eduardo, que está nos EUA desde março, deve encerrar sua licença do mandato no domingo (20).