Search
Close this search box.

Estudo revela Salvador com piores índices de pobreza, desnutrição e desemprego entre capitais brasileiras

Mapa da Desigualdade entre Capitais do Brasil destaca discrepâncias sociais e econômicas na primeira edição

Foto: Alberto Maraux/SSP
Foto: Alberto Maraux/SSP

Salvador, capital da Bahia, é apontada como a cidade com os piores índices de pobreza, desnutrição e desemprego do país, segundo os dados da primeira edição do Mapa da Desigualdade entre as Capitais do Brasil, divulgado pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ICS).

Anuncie no PB Branco

O estudo, apresentado nesta terça-feira (26), analisa e compara 40 indicadores sociais e de atuação do poder público municipal nas 26 capitais brasileiras, com exceção de Brasília. A pesquisa revela disparidades significativas entre as regiões e estados do país, tanto em termos socioeconômicos quanto na oferta de infraestrutura urbana e serviços públicos.

De acordo com o levantamento, Salvador apresenta um percentual alarmante de 11% da população vivendo abaixo da linha da pobreza, dez vezes mais do que a capital com o melhor indicador nesse quesito, Florianópolis.

Anuncie no PB Branco

Além disso, a cidade registra a pior taxa de desnutrição infantil, com 4% das crianças menores de 5 anos em situação de desnutrição, enquanto Teresina lidera o indicador com apenas 0,44%.

A situação do mercado de trabalho também preocupa, com Salvador apresentando uma taxa de desocupação de 16,7%, em contraste com os 3,4% registrados em Campo Grande, capital com o melhor desempenho nesse aspecto.

O estudo revela um panorama crítico, reforçando a necessidade de políticas públicas eficazes para enfrentar esses desafios sociais e econômicos. Os dados evidenciam a urgência de medidas que promovam a inclusão social, o desenvolvimento econômico e a redução das desigualdades em Salvador e em outras capitais brasileiras.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE
master banner

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.
Anuncie no PB Branco