Os estudantes da rede estadual da cidade de Tucano, na região nordeste da Bahia, receberam nesta sexta-feira (17), a estrutura do Complexo Educacional de Tempo Integral de Tucano e um novo ônibus escolar rural. Para entregar os trabalhos investidos na educação, o governador Jerônimo Rodrigues esteve no município, ao lado da secretária da Educação, Adélia Pinheiro.
O Complexo, construído pela Conder, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), vai oferecer além do Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e formações técnicas em gastronomia e informática. Os investimentos no equipamento público somam mais de R$ 27 milhões.
Para formação em gastronomia, foi montado um espaço com equipamentos de cozinha industrial, com forno, cooktop de indução, batedeiras e liquidificadores profissionais para as aulas práticas dos alunos. Os estudantes do curso de informática também contarão com computadores, ferramentas de manutenção e equipamentos modernos que atendam a formação profissional.
O governador ressaltou que o objetivo é ocupar o tempo do aluno com a educação. “Se a gente consegue fazer o estudante chegar de manhã, estudar, almoçar e a tarde permanecer na escola por mais três, quatro horas, conseguimos alcançar uma educação integral. Ele aqui vai fazer um reforço, fazer ciência, esporte e cultura. Isso ajuda o município a ter estudantes com melhor performance nas provas, nos concursos e como futuro profissional”, detalhou.
>> Leia também: Iraquara tem novo Colégio Estadual e outras obras inauguradas por Jerônimo •
A titular da Educação, Adélia Pinheiro detalhou que a nova unidade de ensino também vai qualificar a formação profissional dos técnicos de toda a região. “Essa unidade é a junção de duas unidades com cursos técnicos: de gastronomia, de cozinha e também de informática. Esses cursos técnicos são profissionalizantes e são selecionados a partir de um catálogo nacional e considera as cadeias produtivas locais e a vocação do território. É, de fato, uma estratégia importante para a qualificação de pessoas jovens, e não tão jovens, para que atendam ao desenvolvimento da localidade”.
>> Leia também: Em Presidente Dutra, Jerônimo entrega Colégio de Tempo Integral e novo estádio •
Estrutura
A unidade escolar também conta com 34 salas de aula, refeitório, auditório, piscina semiolímpica com vestiário, campo society com pista de corrida, ginásio poliesportivo coberto, sala de práticas esportivas, auditório, biblioteca, laboratórios de ciências, de física e química. Além da construção de uma arena de lutas e espaço de práticas corporais, que está sendo concluída dentro da escola e deve começar a funcionar em breve.
Toda a estrutura da unidade escolar também está adaptada com rampas de acesso, pisos táteis, banheiros e outras estruturas e ferramentas que garantam a acessibilidade dos estudantes com deficiência.
>> Leia também: Colégio estadual de tempo integral é inaugurado no bairro de Sussuarana, em Salvador •
No evento de inauguração do Complexo Educacional também estiveram o secretário de Relações Institucionais do estado, Luiz Carlos Caetano; e o secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso. Além do deputado federal pela Bahia, Ricardo Maia, deputados estaduais, prefeitos da região e outras autoridades.
Abastecimento de água
O governador Jerônimo Rodrigues aproveitou a visita à região para assinar ordem de serviço para início das obras de construção de Sistema Integrado de Abastecimento de Água nas localidades de Canabrava Um, Riacho Clarissé de Baixo e Riacho Clarissé de Cima, na cidade de Quijingue. O Governo do Estado vai destinar R$ 590 mil para a obra que deve beneficiar 101 famílias.