Mais de 200 estudantes da rede estadual de ensino participaram, nesta quarta-feira (16), de um bate-papo com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) no Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), em Salvador. A atividade integrou a programação do encontro Voz da Rede: conectando ideias, territórios e histórias, promovido pela Secretaria da Educação (SEC), e reuniu jovens de 83 agências de notícias escolares de todas as regiões da Bahia.
Durante o evento, os estudantes dialogaram com influenciadores digitais e autoridades, além de produzirem conteúdos para as redes sociais e participarem de oficinas sobre comunicação, fake news e produção de roteiros. A estudante Bárbara Samira Costa, de Juazeiro, destacou o impacto do projeto em sua formação. “Quero seguir carreira na área de jornalismo, então, esse já é um pontapé inicial”, afirmou.
Jerônimo Rodrigues destacou a importância de aproximar o poder público dos jovens e reforçou o papel da comunicação como ferramenta de formação cidadã. “É uma agenda potente, em que aproveitamos o ambiente educativo para informar sobre a importância de uma comunicação segura, sem fake-news, que capacita e prepara os jovens para criar uma agência de comunicação e estimula a criação de conteúdos, de divulgação de notícias na escola”, disse.
A secretária da Educação, Rowenna Brito, celebrou a iniciativa como estratégica para a formação cidadã e comunicativa dos estudantes. “Sabemos que a informação e a tecnologia funcionam como instrumento, e a gente quer que esse instrumento esteja à serviço da educação”, disse. Segundo ela, professores também participaram de uma imersão formativa durante os dois dias de evento.
O projeto Agência de Notícias, criado pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), alia prática pedagógica e experiência de comunicação. Desde 2023, 83 agências foram implantadas em escolas estaduais de 77 municípios baianos, envolvendo cerca de 830 estudantes e 166 professores. A proposta é desenvolver autonomia, expressão e protagonismo juvenil a partir da produção de conteúdos conectados à realidade local.