Search
Close this search box.

Estandes da Sesab realizam quase 20 mil testes de ISTs no São João

Maior parte foi realizada em Salvador

Foto: Ana Beatriz Pires/GovBA
Foto: Ana Beatriz Pires/GovBA

Os estandes de testagem gratuita de Infecções Sexualmente Transmissíveis montados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) em sete municípios realizaram quase 20 mil exames durante os festejos juninos até esta terça-feira (25). O balanço ainda é parcial, já que o posto montado em Cachoeira segue em funcionamento até às 2h de quarta-feira (26) e o do Parque de Exposições, em Salvador, que funcionou de 13 a 15 de junho e de 21 a 24 de junho, voltará a funcionar no São Pedro, do dia 28 ao dia 2 de julho.

Além da capital e da cidade histórica do Recôncavo, os estandes foram montados em Amargosa, Ibicuí, Irecê, Santo Antônio de Jesus e Senhor do Bonfim. Os profissionais da Sesab realizaram exames de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Ao todo, foram 19.308 exames, com 209 positivos para Sífilis, 21 para HIV, 13 para Hepatite C e 4 para Hepatite B. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

“É bom frisar que as pessoas que se submeteram aos testes eram oriundas das mais diversas cidades da Bahia e do Brasil. Essa testagem nos dá um panorama da propagação desses vírus, com dados importantes para estratégias de assistência à saúde, educação e de ações de informações sobre ISTs”, avalia a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.

Anuncie no PB Branco

A maior parte dos testes foi realizada em Salvador, quase 7 mil. Dentre as cidades do interior, Cachoeira já contabilizou 2.725 exames. A capital, como esperado, conta com o maior número de resultados positivos, sendo 100 para Sífilis, 15 para HIV e seis para Hepatite C. Os quatro casos de Hepatite B foram detectados em Salvador, Cachoeira, Santo Antônio de Jesus e Senhor do Bonfim. Mais populosa entre as cidades do interior, Santo Antônio de Jesus registrou 36 casos de Sífilis e três de Hepatite C. Já Irecê e Amargosa registraram dois testes positivos de HIV, cada.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE
master banner

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.