O governador Jerônimo Rodrigues (PT) recebeu nesta quarta-feira (27), na governadoria, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), para tratar de projetos e investimentos estratégicos para a capital. O encontro, que contou também com secretários estaduais e municipais, teve como pauta central a ampliação da colaboração entre Estado e Município em áreas prioritárias.
Segurança, saúde, educação, mobilidade e desenvolvimento social dominaram as discussões da reunião que durou quase 7 horas. Entre as propostas, estão a integração dos sistemas de monitoramento por câmeras, a contribuição do Estado para o Plano Municipal de Segurança, além da ampliação da participação da capital em programas estaduais como o Mãe Bahia e o Bahia Alfabetizada.
Na saúde, o foco foi o fortalecimento da atenção básica, maternidades e hospitais municipais, com ajustes para melhorar a regulação e a assistência à população. Em desenvolvimento social, discutiu-se a expansão de CRAS, CSUs e a construção de centros de acolhimento para mulheres vítimas de violência. “Tratamos do compartilhamento de câmeras, da atenção básica e da transição da educação fundamental com foco em qualidade e indicadores”, destacou Jerônimo Rodrigues.
A mobilidade urbana também esteve no centro do debate, com destaque para a integração entre metrô, ônibus e o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Foram apresentados ainda detalhes sobre a evolução das obras do VLT, que vai ligar o Subúrbio a Piatã, e da ponte Salvador-Itaparica. A Embasa mostrou avanços no saneamento, com 98% da população urbana atendida com água e 88,5% com coleta de esgoto.
📲 Fique sabendo primeiro. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
Ao final da reunião, o prefeito Bruno Reis elogiou a receptividade do governador e de sua equipe. “O nosso desejo é alcançar resultados ainda melhores para Salvador, com o apoio do governo estadual. Foi um momento bastante positivo”, afirmou, reforçando a importância do diálogo institucional para enfrentar os desafios da capital.