O programa Partiu Estágio, coordenado pela Secretaria da Administração da Bahia (Saeb), está com inscrições abertas para 5.541 vagas de estágio em órgãos públicos, com prazo até 23 de outubro. O programa é voltado para estudantes de graduação que desejam aplicar seus conhecimentos em áreas como comunicação, saúde, infraestrutura e educação. Para participar, os candidatos devem ter completado ao menos 50% do curso, residir na Bahia e ter no mínimo 16 anos.
Maju Moreira, estudante de jornalismo [Foto], relatou sua experiência ao ingressar no programa. “Tem sido uma realização muito grande colocar em prática o que aprendi em sala de aula”, afirmou Maju, que estagia na Secretaria de Comunicação (Secom). A bolsa-auxílio é de R$ 607, com duração de um ano, além de auxílio transporte, seguro de vida e férias remuneradas. Os estagiários com deficiência possuem contratos sem limite de renovação.
Dentre as vagas disponíveis, 10% são reservadas para pessoas com deficiência, seguindo a Lei Federal nº 11.788. Também têm prioridade no processo os estudantes inscritos no CadÚnico e aqueles que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou com bolsa integral em instituições privadas. O edital atual oferece vagas em 60 órgãos, incluindo as Secretarias da Saúde (Sesab), Educação (SEC), e Desenvolvimento Urbano (Sedur).
As vagas estão distribuídas em 65 municípios baianos, com 2.194 destinadas à capital e 3.347 para cidades do interior e da Região Metropolitana de Salvador. A experiência permite que os estudantes ampliem suas habilidades e conhecimentos. “O estágio enriquece o ambiente institucional e promove uma troca geracional importante”, avaliou o jornalista Alexandre Santana, mentor de novos estagiários na Secom.
📲 Fique sabendo primeiro. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
As inscrições podem ser feitas pelo portal do Governo da Bahia, onde os candidatos precisam preencher um cadastro. Aqueles selecionados serão notificados por WhatsApp para seguir com a documentação exigida. A lista de selecionados estará disponível no site da Saeb, onde também serão informados os prazos para entrega de documentos.