O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta sexta-feira (6), em Paris, o título de doutor honoris causa da Universidade Paris 8. Em discurso emocionado, o petista afirmou que a honraria representa mais a “capacidade de resistência do povo brasileiro” do que conquistas pessoais.
“Tenho certeza de que esse prêmio é muito mais uma homenagem à capacidade de resistência do povo brasileiro do que qualquer outra coisa que eu tenha feito no meu país”, disse.
Lula se tornou o segundo brasileiro a receber a homenagem da instituição. A primeira foi a filósofa Marilena Chauí, também ligada ao PT.
Durante a cerimônia, Lula fez críticas ao que chamou de “atraso educacional histórico” no Brasil, causado por uma política elitista que, segundo ele, impediu o avanço do ensino superior. O presidente destacou ações de seus mandatos e dos de Dilma Rousseff (PT), como a criação do Prouni, a reformulação do Fies e a expansão de universidades federais.
“Eu não sei se é motivo de orgulho ou de tristeza dizer que sou o único presidente da história do Brasil que não teve diploma universitário – e sou o que mais fez universidade no meu país”, afirmou.