A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) participaram, nesta quarta-feira (5), de uma reunião técnica sobre monitoramento hídrico da Bahia, em Salvador. O evento reuniu especialistas, produtores rurais, gestores e representantes públicos para debater o uso sustentável das águas, com foco na região Oeste do estado. “Demos mais um passo para consolidar o projeto de monitoramento hídrico. Essa reunião é fundamental e certamente trará resultados importantes para o futuro”, afirmou Júlio Busato, produtor rural.
Durante o encontro, o pesquisador Everardo Mantovani destacou o modelo de irrigação sustentável da região, que promove geração de renda e permanência no campo. “É um modelo que beneficia grandes e pequenos agricultores, garantindo qualidade de vida e preservação dos recursos naturais”, disse. A primeira etapa do evento incluiu apresentações técnicas e debates sobre políticas de manejo hídrico e preservação ambiental.
Na segunda etapa, realizada no Ministério Público da Bahia, as discussões avançaram para políticas públicas e fiscalização. O MP reforçou a importância da participação comunitária na governança hídrica, abordando desafios como a escassez de água e a necessidade de práticas sustentáveis. Odacil Ranzi, presidente da Aiba, destacou o papel do Aquífero Urucuia no equilíbrio hídrico da região. “Com ciência e tecnologia, podemos alcançar uma gestão mais eficiente dos nossos recursos hídricos”, declarou.
>> Veja também: Aiba participa do II Workshop Agropecuário na Gestão da Água em Brasília.