Eridan de Bonifácio (MDB) foi eleita neste domingo (6) a nova prefeita de Ruy Barbosa, no centro-norte baiano, após vencer a eleição suplementar com 9.260 votos, o equivalente a 51,51% dos votos válidos. Ela superou o adversário Dr. George (PSD), que obteve 48,49% dos votos. O pleito foi matematicamente definido às 17h39, com 18.703 eleitores comparecendo às urnas.
A eleição ocorreu após o indeferimento da candidatura de Bonifácio (MDB), marido de Eridan e vencedor do pleito de 2024, cuja inelegibilidade foi confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). A nova prefeita contou com o apoio da coligação “Para Reconstruir Ruy Barbosa”, formada por MDB, PL, Republicanos e PMB.
Eridan Martins de Araújo Dourado tem 69 anos, é vereadora, aposentada e natural de Lençóis, na Chapada Diamantina. Ela já havia disputado a prefeitura em 2020, mas não foi eleita. Desta vez, concorreu com o empresário Nildo, de 55 anos, como vice. Nildo, natural de Ruy Barbosa, já havia sido indicado como vice na chapa do marido de Eridan.
O município teve uma participação de 79,16% do eleitorado, com 547 votos nulos e 178 brancos. A eleição marca um novo capítulo político em Ruy Barbosa, a 320 km de Salvador, com a expectativa de reconstrução administrativa após um processo eleitoral conturbado.