O governador Jerônimo Rodrigues (PT), e o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), promoveram um encontro nesta quarta-feira (27), com a participação de secretários de ambos os governos, após mais de dois anos de tensão política entre as esferas estadual e municipal. O objetivo principal era destravar projetos cruciais para a capital baiana, como o VLT, o teleférico, a Ponte Salvador–Itaparica e melhorias no transporte público.
Ao término de mais de duas horas a portas fechadas, os secretários aguardavam para a nova fase da conversa, já com a presença de todos. Nesse momento, em clima descontraído, o prefeito Bruno Reis comentou que não tinha pressa para encerrar a reunião. Foi então que o governador respondeu que também não teria pressa, “só precisaria sair 15 para meia-noite para assinar o Diário Oficial do Estado, mas se precisar, eu volto”. A reunião começou às 15 horas.
Além do tom diplomático do diálogo, a presença dos secretários das áreas de Mobilidade, Educação, Saúde, Casa Civil e Social — por solicitação do próprio Jerônimo — sinaliza a retomada institucional de pautas práticas que envolvem Salvador e o Estado em conjunto. A expectativa é que esse reencontro marque uma nova fase de parcerias entre prefeitura e governo estadual, com foco em projetos estruturantes e atendimento às demandas da capital.