O prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), afirmou nesta quinta-feira (15) que herdou uma prefeitura com dívidas que ultrapassam R$ 1 bilhão e setores públicos em colapso. Em entrevista à Rádio Metrópole, ele apontou problemas graves em áreas como saúde, educação e transporte. “Nem na primeira vez que fui prefeito encontrei tantos problemas como agora. Transporte sem funcionar, saúde colapsada, educação desorganizada”, descreveu.
Caetano destacou ainda um empréstimo internacional contraído pela gestão anterior, no valor de R$ 80 milhões, sendo pago em duas parcelas anuais, com o agravante da variação cambial. “Ele tomou um empréstimo em dólar, o dólar era 3,61, agora estou pagando quase 6”, afirmou, ao criticar a falta de investimentos estruturantes. Segundo o prefeito, parte do recurso foi usada em obras simples como calçadas e vielas.
Apesar do cenário caótico, Caetano afirmou que manteve ritmo intenso de trabalho desde a transição. “Passamos cinco meses arrumando a casa e, ao mesmo tempo, entregamos 16 projetos ao PAC com uma equipe ainda em formação. Eu acordo cedo, durmo tarde, vou pra cima e reúno o secretariado com energia para reconstruir Camaçari”, completou.