A Embasa realizou 106,7 mil análises de água para controle de qualidade em 2024. A medida tem o objetivo de considerar os padrões de qualidade definidos pelo Ministério da Saúde. No processo, parâmetros como cor, turbidez, pH e cloro residual livre, por exemplo, são registrados a cada duas horas nas estações de tratamento para garantir a conformidade da água tratada com os critérios vigentes.
Isso acontece graças a uma rede de 14 laboratórios de controle de qualidade, um na capital e 13 espalhados no interior do estado, totalizando 48 salas de ensaio. Outros indicadores, como a presença de agrotóxicos e subprodutos da desinfecção, são verificados com frequência bimestral, trimestral e semestral.
“Esse trabalho, muitas vezes invisível, demonstra nosso compromisso em prestar um serviço com qualidade e eficiência, conduzido por uma equipe altamente capacitada e sempre em busca do que há de mais moderno no setor”, afirma o presidente interino da Embasa, Gildeone Almeida, que deve ser oficializado nesta sexta-feira (7).