Search
Close this search box.

Embasa informa redução temporária no fornecimento de água em Salvador e RMS

Impacto das fortes chuvas na qualidade da água da barragem de Joanes 2 resulta em medidas de precaução

Foto: Ascom/Embasa
Foto: Ascom/Embasa

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (Embasa) anunciou uma redução temporária no fornecimento de água em Salvador e parte da região metropolitana devido às fortes chuvas que afetaram as características da água bruta disponível na barragem de Joanes 2. Esta medida é essencial para garantir que a água distribuída mantenha os padrões de qualidade exigidos pelo Ministério da Saúde.

O presidente da Embasa, Leonardo Góes, esclareceu que apesar da redução, 80% do volume de água continua sendo mantido. “O que significa que não haverá interrupção do abastecimento. Mas, a redução temporária, que é fundamental neste momento diante das condições do manancial, vai afetar o abastecimento da região. Por isso é fundamental que todos usem a água com economia nesse período”, recomendou. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

Atualmente, a Embasa suspendeu a captação de água na barragem de Joanes 2. Equipes técnicas trabalham ininterruptamente para monitorar a qualidade da água bruta do manancial e ajustar os processos de tratamento, visando retomar a produção de água nos níveis normais o mais rápido possível.

A diretora de Operações da Embasa na Região Metropolitana de Salvador (RMS), Manuella Andrade, explicou que embora o sistema integrado de abastecimento utilize outras fontes, como as barragens de Pedra do Cavalo e Santa Helena, a interrupção da captação em Joanes 2 impacta imediatamente o volume de água disponível. As equipes estão empenhadas em restabelecer o uso dessa fonte de água e regularizar o fornecimento em toda a área afetada.

O mês de fevereiro registrou um volume excepcionalmente alto de chuvas em Salvador e na bacia hidrográfica do rio Joanes, com um índice de 310mm até o dia 26, quatro vezes mais do que o esperado para o mês. Este é o maior volume pluviométrico para fevereiro dos últimos 19 anos. O grande volume de chuvas arrastou terra, sedimentos, minerais e matéria orgânica de toda a bacia até o rio, alterando a composição da água.

As áreas afetadas pela redução temporária no fornecimento de água incluem Salvador, Simões Filho, Lauro de Freitas, Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde e as ilhas de Salvador, como a ilha de Maré, dos Frades e de Bom Jesus dos Passos.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE
master banner

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.