A Embasa inaugurou, na última quarta-feira (28), um novo espaço do Viveiro Educador em Feira de Santana. Em funcionamento desde 2022, o local já produziu 11 mil mudas de espécies nativas, que são utilizadas em ações de educação ambiental, recuperação de áreas degradadas e doadas a instituições públicas, privadas e do terceiro setor.
Com a ampliação, o viveiro poderá produzir mais de oito mil mudas por ano. “O processo vai desde a coleta e seleção de sementes até a doação para reflorestamento”, explicou Sidneia Silva, coordenadora do Comitê de Garantia Ambiental da Embasa. Entre as espécies cultivadas estão Ipês, Pau Brasil, Sibipiruna e Pata de Vaca.
Raimundo Bezerra Neto, gerente regional da Embasa, destacou o impacto da iniciativa na proteção dos recursos hídricos. “Onde tem vegetação preservada, tem água. A atuação da Embasa com os Viveiros é uma importante contribuição para a preservação dos mananciais de água doce”, afirmou.

O projeto dos Viveiros Educadores já conta com 13 unidades em todo o estado e distribuiu cerca de 300 mil mudas. Além da produção, os viveiros são abertos para visitação de escolas, grupos comunitários e organizações sociais, mediante agendamento pelo número (75) 99807-0618.