Search
Close this search box.

Embasa alerta para golpes em meios digitais

Veja dicas para evitar cair em conversa de golpista

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Neste primeiro de abril, a Embasa alerta: cuidado com sites e canais de atendimento mentirosos, criados por golpistas. É preciso atenção porque, ao realizar buscas na internet, os resultados podem levar a sites e perfis de whatsapp falsos, que simulam os sites reais das empresas públicas e geram uma suposta segunda via da conta com mudança no código de barras ou “QR Code”. Com isso, o pagamento vai direto para os golpistas.

Anuncie no PB Branco

Combater esses ladrões virtuais não é fácil, como explica a gerente comercial da Embasa, Thalita Vieira. “A Embasa tem atuado na fiscalização, denunciando à polícia e às empresas de tecnologia para que tirem esses sites falsos do ar, mas logo surgem outros, infelizmente. Por isso, o cliente precisa ter muita atenção e acessar somente os canais oficiais da Embasa”. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

Para evitar cair em golpes, o usuário deve verificar a grafia correta do nome do domínio do site oficial (embasa.ba.gov.br), do Atendimento Virtual (atendimentovirtual.embasa.ba.gov.br) e o número do Whatsapp (71.9717-0999).

Anuncie no PB Branco

“É importante conferir todos os dados para evitar pagamentos em nome de terceiros”, ensina o gerente de relacionamento com o cliente, João Ricardo Souza. “O cliente deve utilizar sempre o QR Code constante na sua conta e confirmar se, no momento do pagamento, aparece a Embasa como favorecida e o Citibank como banco vinculado. A empresa nunca solicita pagamentos por PIX enviando chave com CPF, telefone ou CPNJ”.

O usuário pode pagar também com o cartão de crédito pelo Atendimento Virtual, sendo necessário o login mediante senha. Em caso de suspeita de golpe, o cliente deve interromper imediatamente o pagamento e entrar em contato direto nos canais de atendimento remoto ou presencial para efetivar a denúncia.

Antes de confirmar o pagamento – Na hora de pagar a conta, os cuidados devem ser redobrados. No caso do Pix, antes de confirmar a operação, atenção ao número do CNPJ da Embasa (13.504.675/0001-10) e da fonte pagadora (BCO Citibank S.A). No caso do código de barras, os primeiros números do código de barras são sempre 82.

Anuncie no PB Branco

Cuidado no acesso – Desconfie sempre de website que não tenha a extensão ba.gov.br, ou caso a ordem das palavras esteja invertida ou com a grafia errada. Para se certificar, a sugestão é digitar o endereço do site. Outra dica é observar atentamente o texto e as imagens, a qualidade do design e se há erros de gramática nos textos dos canais. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

Atenção aos Canais – A segunda via da conta pode ser retirada de forma segura pelo teleatendimento, no 0800 0555 195; na Agência Virtual, com acesso direto no Atendimento Virtual (clique aqui); ou pelo WhatsApp (71) 99717-0999.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.
Anuncie no PB Branco